Como Ganhar Uma Alma?

Por que Não Ganhamos Almas?


Temos errado na forma de evangelizar ( se é que evangelizamos). Ao pregar o Evangelho Jesus não se preocupava em atingir o intelecto ou a emoção das pessoas, Jesus ia direto no único lugar onde a semente pode vir a germinar...a CONSCIÊNCIA.


A consciência do homem o acusa ou o faz sentir paz sobre oque é certo ou errado. O Evangelismo terá seu resultado se tiver como objetivo a consciência do homem e a lei é o único instrumento capaz de ir direto na consciência mostrando ao homem que diante de Deus ele estará em apuros e precisa de salvação. Devemos usar a lei para pregar as boas ovas de Cristo. Como isso funciona?


Jesus Aboliu a Lei?


É muito comum pensarmos que a lei foi algo para as pessoas que viveram antes de Cristo, já que a Palavra nos diz que o fim da lei é cristo. (Rm 10:4)
Oque precisamos entender, na verdade, é que Jesus não veio, de forma alguma, abolir a lei, Ele veio cumpri-la (Mt 5.17). O que isso significa? A lei não é má, o erro é tentar salvar-se por ela.


A lei tem uma função no plano de Deus para a salvação do homem. É através da lei que o homem percebe que está condenado e precisa de uma salvação e um salvador para sua alma (Gl 3.24). Mas nisso a lei é incompleta, ela tem o poder de mostrar ao homem sua condição perdida mas não pode ajudá-lo em mais nada, nem salvá-lo (Rm 3.19) . Por isso Jesus veio completar oque a lei não pode fazer, salvar o homem. Logo, Jesus não veio destruir mas completar a lei. O fim da lei é Cristo, ou seja, o objetivo/finalidade da lei é levar o homem a Cristo.


Vamos ver melhor como isso funciona.


Suponha que você tenha violado uma lei, isto é, você cometeu um crime. Ao ser julgado, a justiça te declara culpado e estipula uma fiança de cem mil reais. Você não teria esse dinheiro portanto seria condenado. Agora imagine que na hora em que você seria conduzido à prisão alguém se apresenta com um cheque no valor de sua fiança e te livra daquela sentença. Essa pessoa misteriosa pede apenas que você se torne amigo dela e trabalhe em sua empresa. O que você faria?


Esse exemplo é perfeito para nos fazer entender o funcionamento da lei de Deus condenando e Cristo salvando o homem.


Jesus não aboliu a lei, Ele aboliu tentar salvar-se pela lei.


O que é a lei de Deus?


A lei de Deus são os Dez Mandamentos. As ordenanças de sacrifícios e holocaustos foram abolidas pois eram apenas uma demonstração do sacrifício que Jesus faria pela humanidade, logo elas não são mas necessárias mas os Dez Mandamentos é a Lei Moral a qual TODO homem está sujeito e por ela será julgado no Juízo Final quando todos os homens terão de encarar o Criador. Nesse julgamento seremos condenados se tivermos violado a lei, ou seja, quebrado qualquer um dos Dez Mandamentos.


Como ouvirão se não há quem pregue?


A missão máxima da Igreja é anunciar o Evangelho aos perdidos e nessa missão, temos falhado certamente. Dentro dos templos das várias denominações que existem temos crentes fazendo culto para crentes. O que adianta todas as atividades que desenvolvemos se o objetivo não é alcançado?
A régua de uma igreja é o número de seus novos convertidos.
Se a igreja não tem ganhado almas, deve fechar as portas e orar por avivamento. No próximo culto da sua igreja procure saber quantos novos convertidos receberam o Evangelho nesse ano.




Como Pregar?


Ao abordar uma pessoa, explique a ela que Juízo Final está próximo e que ela vai ter que encarar a Deus e ser julgada por Ele. Então pergunte se ela já violou a lei de Deus, ou seja, se ela alguma vez já quebrou algum dos Dez Mandamentos. Sabemos que TODOS pecaram e não há um justo sequer, então em algum dos Dez Mandamentos a pessoa será acusada em sua própria consciência e perceberá que precisa de salvação.
Nesse momento use a alegoria anterior do criminoso condenado que recebeu um cheque para pagar sua fiança e mostre que Jesus é o dono desse cheque assinado com o sangue de sua morte de cruz. Pronto!
Você acaba de gerar um filho na fé, use a sabedoria e criatividade para discipular esta pessoa e conduzi-la ao convívio de fé com a Igreja.


Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário