A Bíblia É a Palavra de Deus?


Receber um presente é algo realmente emocionante e maravilhoso, quando alguém nos presenteia, esta pessoa está tentando demonstrar o quanto nos considera importantes e o quanto deseja ter intimidade, amor e amizade conosco. Assim devemos entender que a Bíblia é um lindo presente do Pai para nós, isso significa então que Ele deseja que a gente O conheça melhor como verdadeiros amigos íntimos (Jô 15:15). Esse livro espetacular revela coisas que os homens jamais poderiam saber sozinhos, por exemplo, a criação do planeta Terra e o aparecimento dos primeiros seres humanos. A Bíblia também contém princípios confiáveis que nos ajudam a enfrentar os problemas e ansiedades da vida (Sl 119:105). Realmente esse não é um simples livro pois foi escrito por vários homens santos e tementes a Jeová que receberam a luz (inspiração) do Espírito Santo para escreverem aquilo que o Pai queria falar para nós (IIPe 1:21). Pense no caso de um empresário que pede a sua secretária para escrever uma carta, a secretária vai usar suas próprias palavras e seu próprio jeito de escrever mas não poderá escrever oque ela quiser pois o conteúdo é do empresário, ela apenas escreve. Do mesmo modo as mensagens da Bíblia são de Jeová e não dos homens que escreveram (ITs 2:13).

1: CONHECENDO MELHOR A BÍBLIA

* A Historia da Bíblia:
A Bíblia é na verdade, uma coleção de vários livros diferentes e cada um foi escrito em datas diferentes, em lugares diferentes e por pessoas diferentes. Alguns homens escreveram mais de um livro, é o caso de Moisés que escreveu os cinco primeiros livros do Antigo Testamento (pentateuco = cinco escritos) e Paulo que escreveu 14 cartas (epístolas) no Novo Testamento. A Bíblia demorou aproximadamente 1.600 anos para ficar pronta, por exemplo, Moisés escreveu o pentateuco, quando Paulo escreveu suas cartas já haviam se passado bem mais de 1.000 anos! Os livros também foram escritos em lugares totalmente diferentes, quando Moisés escreveu seus livros ele estava no deserto, Davi quando escreveu alguns de seus salmos estava no palácio em Jerusalém, o profeta Daniel quando escreveu estava em um país distante chamado Babilônia, o apóstolo João quando escreveu o livro de Apocalipse (revelação), estava isolado em uma ilha deserta chamada Patmos, na Ásia, perto do Japão. Não é inacreditável? Só o fato de você poder ler todos esses livros hoje em sua casa é um grande milagre de Deus.

* As Divisões da Bíblia:
Ao todo a Bíblia tem 66 livros, ela está dividia em duas partes principais: o período antes de Cristo ( a.C ) que é chamado de Antigo Testamento e o período depois de Cristo ( d.C ) que é chamado de Velho Testamento, são 39 livros no A.T e 27 no N.T. Cada livro tem seus capítulos e cada capítulo tem vários versículos, os livros da Bíblia receberam abreviações que facilitam na hora de escrever uma referência bíblica, por exemplo, alguém vai pregar sobre o livro de João, capítulo 3, versículo 16. Basta essa pessoa escrever Jo 3:16. A maioria das Bíblias hoje em dia, trazem um índice dos livros com suas abreviações, você pode consultar sempre que tiver dúvidas.

* Idiomas e Traduções:
Você deve saber que a Bíblia não foi escrita em português, a maior parte do A.T foi escrita em hebraico e a maior parte do N.T foi escrito em grego. Logo a Bíblia precisou ser traduzida nos outros idiomas dos outros países para que todo o mundo receba a revelação e Deus, ao longo dos anos, usou e encorajou vários homens para essa tarefa difícil. O primeiro homem a traduzir a Bíblia para o português foi um padre chamado João Ferreira de Almeida. Ao viajar para Malásia, Almeida leu um folheto que atacava algumas das doutrinas e conceitos católicos, incluindo a utilização de línguas incompreensíveis para o povo, tal como o latim, durante os ofícios religiosos. Isto provocou um grande impacto em Almeida que converteu-se a Cristo e em 1642 dedicou-se imediatamente à tradução de trechos dos Evangelhos para o português. Em1654, completou todo o Novo Testamento e  foi ordenado para o ministério missionário, sendo considerado um dos primeiros missionários a visitar Índia. Muitos padres e homens poderosos do catolicismo passaram a considerá-lo um traidor. Esses confrontos resultaram num julgamento em 1661, ele foi sentenciado à morte por heresia mas Deus livrou seu servo fazendo com que o Governador Geral da Holanda o chamasse para seu país  para completar a tradução do Novo Testamento e avançar para o Velho Testamento. Hoje existem várias outras traduções, mas a de João Ferreira de Almeida é a mais utilizada no Brasil.




2: A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS

Agora pense!
Cada livro da Bíblia foi escrito em datas diferentes, lugares diferentes e por homens diferentes. Então como foi possível esses 66 livros se juntarem e o conteúdo de cada um combinar um com o outro formando a Bíblia Sagrada? Parece algo muito complicado de se entender mas na verdade é muito mais simples do que você pensa: a Bíblia não é uma invenção humana, ela apenas foi escrita por homens mas sua mensagem foi totalmente inspirada pelo Espírito Santo de Jeová. Agora veja algo impressionante: antes que os cientistas descobrissem que a Terra era redonda, a Bíblia já falava (Is 40:22). Antes que os cientistas descobrissem que a Terra estava suspensa e flutuante no Espaço, a Bíblia já falava (Jó 26:7). Antes que os cientistas descobrissem que nosso planeta não era o único no Universo, a Bíblia já falava (Hb 11:3). Não resta dúvidas para aqueles que não querem acreditar... a Bíblia, de fato, é o Livro de Deus e deve ser lida, estudada e amada pois é a própria Palavra de Deus. Devemos ansiar por ouvi-la (At 17:11), nos esforçar para compreendê-la (Mt 13:23), amá-la (Sl 119:47, 113), confiar nela (Sl 119:42), obedecer tudo que ela ordena (Tg 1:22-24), saber usa-la ( IITm 2:15) e pregar fielmente (IITm 4:2) em todos os lugares (At 8:4).
Mostre sua gratidão a esse maravilhoso presente de Jeová, se dedique em ler, estudar e obedecer essa Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário